segunda-feira, 30 de julho de 2012

10 Anos de Charges / Diário de Caratinga. Com a Palavra: Eugênio Maria Gomes

(*)Eugênio Maria Gomes 

A charge figura, sem nenhuma dúvida, na relação das mais atrativas formas de comunicação utilizadas pelo ser humano. Através dela, é possível apresentar, analisar e conhecer uma determinada realidade, em linguagem carregada de sátira e de humor.
            Além disso, a charge – termo proveniente do francês charger e que está relacionado ao exagero -, tem em seu cerne a crítica em ralação a alguma coisa ou a situações, de forma elaborada, via de regra exagerada e carregada de humor, possibilitando a compreensão histórica da sociedade e de seu posicionamento em um determinado período de tempo.
            E é exatamente nesse contexto, com esse entendimento da importância de uma boa charge, que visualizo o trabalho realizado pelo nosso cartunista Elcio Danilo Russo Amorim, o EDRA, nessa coletânea de 2003 a 2012, onde o artista apresenta uma radiografia bem humorada da nossa sociedade e dos fatos que nos marcaram nos últimos anos.
            Que tal a charge apresentando uma panela de pressão, em funcionamento, ostentando a logomarca da Câmara Municipal? Ou, então, o bico da mangueira de uma bomba de gasolina onde se lê “É um assalto”? Ou, ainda, as suas alusões ao nosso caótico trânsito?
            EDRA consegue, de uma maneira muito bem humorada e competente, retratar as mazelas sociais e políticas, valorizar as boas ações e, inclusive, propor melhorias nos serviços públicos e privados, no modo como as coisas são feitas e até no estabelecimento de um padrão ético de comportamento.
O mais legal disso tudo é que o seu trabalho é capaz de resgatar fatos e acontecimentos, de reavivar a nossa memória para assuntos que, tratados pela linguagem usual, comum, as informações costumam se perder no tempo.
EDRA é um artista que detém as melhores qualidades que se espera de um chargista, sendo portador de um humor refinado, antenado com os fatos mais importantes do nosso cotidiano, criativo, hábil, conhecedor da arte com a qual nos brinda, além de ser um artista de atitude. EDRA é o nosso orgulho na charge nacional, já me tendo concedido a honra de participar de um dos meus livros da série Radiografias do Cotidiano.
Parabéns ao EDRA, parabéns à Charge brasileira. 

Eugênio Maria Gomes(*) DSc. Eugênio Maria Gomes Professor do UNEC e V.M. da A.R.L.S. Obreiros de Caratinga.
Professor do UNEC e V.M. da A.R.L.S. Obreiros de Caratinga

segunda-feira, 23 de julho de 2012

10 Anos de Charges / Diário de Caratinga. Com a Palavra: Edilson Rodrigues

Edilson Rodrigues
Editor de A Semana


 O Edra possui a capacidade de, através de suas charges, fazer uma análise precisa dos principais temas do momento e, com maestria, isso acontece no tempo certo e na dose certa, qualidades peculiares, apenas, aos chargistas de primeira linha, grupo ao qual ele faz parte.
Como poucos, sabe usar sua “pena”, o que faz com ironia precisa, sem carregar na mão, sem borrar a tela, conseguindo dar à crítica o tom exato, alcançando o alvo almejado com pontaria precisa e eficaz, não deixando, jamais, de transmitir sua mensagem, aliás, principal objetivo do uso de seu inquestionável talento, fazendo com que as pessoas não fiquem omissas diante de suas imagens.
Como todo artista, Edra coleciona muitos amigos e, também, muitos inimigos, afinal de contas, geralmente, as pessoas não estão preparadas para receber críticas, mesmo sendo justas e merecidas. Porém, amigos e inimigos não podem deixar de observar seu talento.
Edra é um artista fértil e competente, para o qual a possibilidade de ser versátil e criativo na exploração de um mesmo tema é algo fácil, como aconteceu na ampla abordagem feita sob o tema “Enchente em Caratinga”, que rendeu uma exposição itinerante pelos bares da cidade, quando o problema foi apresentado não somente com ironia, mas, também, com forte apelo social, chamando a atenção da sociedade para debater com a seriedade necessária a questão, numa forma de buscar medidas para solucionar ou amenizar o risco de novas catástrofes.
Aliás, as charges de Edra, ao estamparem duras realidades do cotidiano de Caratinga, independentemente do que pensam os contrários, tem prestado importante serviço à sociedade, levando as autoridades e o cidadão comum a refletirem sobre pontos que muitos gostariam que fossem varridos “para baixo do tapete”.
Está certo que possam levantar suspeição sobre minha humilde e modesta opinião, afinal eu sou fã, mas, não seria justo nem correto, de minha parte, deixar de declarar que Elcio Danilo Russo Amorim tem cumprido com sua missão, em não se omitir e apresentar suas críticas (de forma tão hilária e irônica), fazendo uso do talento e do dom que Deus lhe deu.
Acredito que possa comentar o trabalho de Edra, através de suas charges publicadas pelo jornal Diário de Caratinga, pelo fato de, dos 10 anos que estão sendo completados, pude acompanhá-lo nos últimos 09 anos, esperando poder estar vivo para, se convidado for, poder fazer novos comentários, quando ele comemorar suas segundas e terceiras décadas neste nobre ofício.
Parabéns, Edra! Você é gênio!




segunda-feira, 9 de julho de 2012

10 Anos de Charges/Diário de Caratinga. Com a Palavra: Beto de Souza

Beto de Souza - SISTEC

Ninguém faz sucesso durante uma década a toa. Para alcançar reconhecimento durante um período tão expressivo, tem que ser mesmo artista. E Edra é artista na verdadeira concepção da palavra, com uma produção única, pessoal e intransferível. A marca Edra, sem dúvida, está nas charges por ele criadas. Algumas, para nossa felicidade, são publicadas no Diário de Caratinga.  Nelas, podemos notar, sem nenhum esforço, o talento, a criatividade, a irreverência, a originalidade de um verdadeiro mestre do humor. E, também, o traço com DNA próprio, que apreciamos sem saber exatamente o motivo; intuitivamente, vemos a arte ali impressa, a força da mensagem competentemente repassada, o desenho com a exata noção de tempo/lugar.
  Com Edra, aquela velha piada do tal sujeito que é o melhor da cidade em sua função – mas também, pudera, é o único que faz aquilo no tal lugar – não funciona. Se outros mil chargistas existissem na Cidade das Palmeiras, Edra, sem nenhuma dúvida, continuaria a brilhar destacadamente. Edra é o chargista da pegada certa, com uma qualidade adicional: sabe escolher como ninguém os temas para seus trabalhos. Como os melhores artistas do humor, nos faz rir até de nossas desgraças. Com sutileza, argúcia e, é claro, talento diferenciado, Edra às vezes toca nos assuntos mais delicados sem nos ofender e, o principal, faz-nos rir (muito) com eles. Baixaria não é com ele. Refinamento, sim.
  Outra coisa chama a atenção em Edra. Com a capacidade que tem, poderia estar brilhando em outras paragens mais cosmopolitas. Quem duvida de que ele tenha bagagem para ser sucesso em qualquer outro lugar do Brasil? Mas, como é moço, além de inteligente, sensível, Edra deve ter escolhido ficar por aqui para não perder o calor, o respeito e a afetividade que sente tão de perto, vinda de familiares, amigos e até anônimos. E, além do mais, aqui ele terá sempre muito material para trabalhar: quem discorda de que Caratinga oferece farta matéria prima para charges?   
    Não deve ser fácil ser Edra. Carrega com ele a responsabilidade de ser um dos representantes maiores do nosso humor. E, como se não bastasse, ainda tomou para si a responsabilidade de ajudar a promover a cultura na cidade. A Casa Ziraldo de Cultura não surgiu de um passe de mágica, mas do ideal e da capacidade de mobilização de Edra. A mesma capacidade que tornou o Salão do Humor de Caratinga, outra criação dele, um esplêndido exemplo de que as coisas só podem dar certo quando se colocam nelas força de vontade, conhecimento e, mais uma vez, agora e sempre, talento. Ao completar dez anos de atuação como chargista do Diário de Caratinga, brindando-nos com os mais inspirados e inteligentes trabalhos, Edra merece mais que aplausos. Merece o nosso muito obrigado reverente, vibrante e cheio de admiração.  
 Viva o Edra!
P.S. Edra, sinto uma imensa inveja boa por não saber riscar nem um traço sequer. Se você abrir uma escola para aspirantes a desenhistas sou o primeiro da turma. Hehe... Por enquanto me resta continuar apreciando seu trabalho.
Saudações

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Atlético é o Novo Líder

Diário de Caratinga / Chargeonline

10 Anos de Charges/Diário de Caratinga. Com a Palavra: Raquel Borsari

Raquel Borsari


Um convite irrecusável ao humor, à reflexão de temas atuais na visão de um artista antenado ao mundo de intenso movimento ao seu redor. A arte de Edra é indescritível, assim como os traços envolventes de sua obra.

Um brilhante trabalho exercido com empenho, criatividade e de forma ímpar conquista um público heterogêneo.  Humor competente, comprometido com o factual, a famosa crítica construtiva, sensata, de fácil acesso e entendimento.
Explicitar sobre a sua obra é compartilhar a sensação única provocada em cada olhar, em cada análise e deixar transpor a admiração de um contexto rico em conteúdo. Eis a expressão de uma mente brilhante.
            Arte e artista, a mistura fascinante e surpreendente de Edra e sua criação. Trabalho envolvente e necessário, a visão bem humorada de um personagem denominado como cotidiano. Impossível é não admirar o trabalho de hoje e esperar com ansiedade o de amanhã. Já se passaram dez anos e o sucesso é o reconhecimento ao seu talento, à arte peculiar do incrível Edra.